sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

VP PRODUCÕES NA WOMEX 2009


“Diversidade, encontro e paixão pela música”. Estas foram as principais premissas apresentadas pelos programadores de um dos maiores festivais de World Music do mundo para definir esta feira tão esperada (ou inesperada, não sabemos) que acontece em Copenhagen, entre os dias 28 de outubro a 01 de novembro.
Pelo que pude perceber nestes dois dias, a Womex tem por objetivos primeiros promover e difundir a música de muitos, todos ou quaisquer lugares do planeta. Muitos artistas, produtores e interessados em música em todas as suas formas tentando fazer articulações, cooperações e trocas de experiências.
Lugar de encontro entre pessoas, convivência, muitos stands. Enfim, o espaço onde acontece a feira é efectivamente este onde se vê gente de todo tipo e com interesses variados que acabam por chegar todos ao mesmo fim. É nesse clima também que, todos os dias, após muito trabalho, acontecem as exibições, “improvisos” ou showcases dos muitos artistas convidados.
Seminários discutindo o mercado cultural, as formas artísticas e muitos discursos na tentativa de encontrar alternativas para se sobreviver de música em meio ao atual contexto político, social e económico de crise mundial (em todos os sentidos) .
É verdade, não muitas pessoas podem participar. A inscrição mais barata gira em torno de 230 euros, o que torna a feira acessível a poucos. Logo, é importante que estes poucos possam democratizar as informações visando valorizar a arte em primeiro lugar, difundir e promover substancialmente o ser humano bem como abrir suas mentes, olhos e ouvidos para a música do mundo.
A vantagem de se realizar a Womex em determinado país é a promoção prática e viva do som daquele lugar por todos os participantes. Caso, agora, da música nórdica aqui em Copenhagen. Nas próximas edições desse corrido diário on-line, mais informações concretas sobre novas bandas, pessoas e, obvio, música.
Mãos a obra.

Brisa Marques

Sem comentários:

Publicar um comentário